


TIPOS DE CAFÉ

EXPRESSO
Para o café ser considerado um "expresso"ele deve ter 35ml do mais puro café e mais nada. O pó é prensado, extraindo dele todo o aroma e sabor.
Expresso ou espresso? A grafia na Europa, com "S", vem do italiano e sua raiz guarda relação com o verbo latino "espremer". Na língua portuguesa a palavra espresso não existe. E expresso acabou tomando lugar para designar esse preparo.

AMERICANO
É conhecido pela adição de água quente no café, dando uma força semelhante, mas sabor diferente do café expresso. A força de um “americano” varia com o número de colheres de café e da quantidade de água adicionada.

MACCHIATTO
É um café com leite típico da Itália, consistindo num café expresso misturado com uma pequena quantidade de espuma de leite.

ESPRESSO PANNA
Muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, apenas pasteurizado, muitas cafeterias substituem a Panna por chantilly.

DUPLO
Nada mais é que o dobro de um expresso. Aproximadamente 60 ml de café.

CORTADO
Também conhecido como Café Latte ou Latte, e é mais conhecido no Brasil pelo nome de média.

CAFÉ COM LEITE
Trata-se do café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.